Você sabe a diferença entre Planejamento Estratégico e Inovação Estratégica?

Você sabe a diferença entre Planejamento Estratégico e Inovação Estratégica?

Todo produto inovador começa como uma ideia na mente de alguém ou de um grupo de pessoas. Essas ideias são como ativos da sua empresa, porém, há um grande problema enfrentado pelas organizações: como gerenciar esse ativo, “ideias de produtos”, mesmo antes de entrar no seu portfólio. O que acontece na maioria das vezes é que os produtos inovadores muitas vezes são eliminados antes que eles sejam percebidos.

O motivo pelo qual as empresas fracassam ao tentar identificar um produto inovador é porque não diferenciam o planejamento estratégico da inovação estratégica. Na verdade, muitas empresas definem processos apenas para realizar o planejamento estratégico, estudando dados históricos e extrapolando para o futuro. Esse método, quando utilizado com o objetivo de inovação estratégica, tem uma grande falha, porque se baseia na suposição de que o futuro seguirá o mesmo passado. O planejamento estratégico envolve a criação de um ajuste ao modelo de negócios atual, é um processo centrado na empresa e visa ampliar a criação de valor já em vigor. A inovação estratégica, por outro lado, cria novos modelos de negócios, está centrada no mercado e tem como objetivo encontrar novas formas de criação de valor. No geral, podemos dizer que o planejamento estratégico é um grande processo analítico, enquanto a inovação estratégica é criativa.

É importante ressaltar que o planejamento estratégico não é uma ferramenta gerencial obsoleta e deve coexistir com a inovação estratégica, as empresas devem primeiro executar a inovação estratégica para identificar futuras oportunidades de negócios e tendências no mercado.  Em seguida, devem transferir o que descobriram para o processo analítico, garantindo que o plano de ação se encaixe nos recursos, processos e valores da empresa.

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

WhatsApp Chat
Enviar