A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DAS INDÚSTRIAS À LGPD

A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DAS INDÚSTRIAS À LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é a norma brasileira que regulamenta o uso de dados de pessoas físicas pelas empresas. Ela cria regras claras sobre como as organizações devem coletar, armazenar e compartilhar as informações dos usuários. Para se adaptar, serão necessários alguns cuidados, a Lei exigirá uma grande mudança nas empresas de todos os portes e segmentos, especialmente na conduta de coleta, armazenamento e segurança dos dados.  

Assim, a LGPD não é só para quem tem e-commerce ou redes sociais. Todas as pessoas, todas as empresas, todas as indústrias têm aplicação pela LGPD. Todos os dados de consumidores, funcionários e fornecedores eventualmente são dados sensíveis e pessoais e precisam de critérios para armazenamento para evitar o vazamento das informações. Dessa forma, a indústria não ficará de fora dessa obrigação e precisará se moldar a essa nova realidade. 

Para se adequarem às novas exigências, as indústrias brasileiras precisarão ajustar diferentes aspectos internos, incluindo cultura, políticas e procedimentos que envolvem a implementação de tecnologias para garantir a segurança de usuários e negócios. Como as indústrias já possuem um universo de dados armazenados será necessária uma mudança na forma como trabalham, armazenam e gerenciam os dados sensíveis e pessoais por ela coletados 

Nesse caso, para atender a todos os quesitos, é indispensável investir em soluções de TI que avaliem riscos, façam a gestão de dados, garantam a segurança de transferências de dados e controlem o acesso às informações. Vale ressaltar que a readequação à nova lei é fundamental para todos os setores da indústria, inclusive para fornecedores e terceirizados. 

Mas em quais situações do dia-a-dia a LGPD pode ser aplicável nas indústrias brasileiras? Quando o caminhoneiro chega na portaria para entregar um insumo, neste momento seus dados são consultados e guardados, é comum gravar sua carteira de motorista e até outros documentos pessoais. Outra situação típica é a entrada de pessoas, na portaria os dados são registrados seja a gravação da identidade do indivíduo ou até mesmo a escrita dos dados em um livro de registros. São situações corriqueiras e requerem atenção.

A LGPD surge como uma oportunidade única para que as industrias  desenvolvam os processos de segurança necessários. Atualmente existe informação espalhada por toda a empresa, em diferentes sistemas, planilhas e departamentos. Assim, será necessário, por meio da criação de um processo de gerenciamento eficiente e o auxílio de uma boa ferramenta de gestão, que a indústria agrupe todos os dados sensíveis e pessoais que elas possuem de cada cliente, funcionário e qualquer envolvido no sistema produtivo e, assim, controlar o que fazer com cada informação. 

É importante ressaltar que a lei é uma forma do Brasil se alinhar com o modelo internacional, e assim garantir mais transparência aos processos de coleta, processamento, armazenamento e exposição dos dados sensíveis e pessoais. A partir do momento que a LGPD entrar em vigor, todas as empresas devem passar a controlar constantemente seus processos de proteção de dados. Portanto, é fundamental revisá-los e aprimorá-los sempre. 

Escrito por: Carolina Hamdan

Para saber mais sobre LGPD acesse nosso outro artigo: https://salettotec.com/participamos-oportunidades-e-impactos-da-lgpd-na-gestao-de-projetos/

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Chat
Enviar